- Linha de Crédito EXIMBANK para Matéria Prima e Equipamentos importados dos USA
- Financiamento de Importação para Matéria Prima, Máquinas e Equipamentos em Geral
- Projetos de Viabilidade Econômica e Captação Financeira junto ao BNDES
- Projetos de Captação Financeira junto ao IIC Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (Banco Mundial)
- Captação de Recursos Financeiros (Capital de Giro) junto a Bancos Nacionais e Internacionais
- Captação de Fomento Mercantil para performance de pedidos em produção (Contratos)
- Operações Financeiras Estruturadas Nacionais e Internacionais lastreado em Imóveis
- Estruturação e Reorganização Financeira e Administrativa
- Longo Prazo Forfaiting – Financiamento Exterior Pós Embarque
- Leasing Operacional
- Sale-Lease & Back imobiliários
- Built to Suit – Financiamento de Construção a Longo Prazo
- Operações de Private Equity e Fundos de Investimentos Nacionais e Internacionais
- Capital de Giro em US$ lastreado em Hipoteca
- ACE – Adiantamento Credito Exportação
- Capital de Giro Próprio – Conta Garantida
- Fomento Mercantil para performance de pedidos em produção
- Projetos e Joint Venture e Desenvestimentos
- Desenvolvimento de Projetos de Compra e Venda de Empresas
- Identificação de Parcerias Estrategicas de Investimento.
Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”. É o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.
A UP TRADE Consulting auxilia o Empresário quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, a primeira dúvida que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa?”. O primeiro conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando.
Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas os resultados podem ser variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.
Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o valor que os acionistas e administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra é quem de fato dita quanto vale.
Compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências ao longo do tempo.
Outra vantagem é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.
Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.
UP TRADE Consulting presta serviços especializados neste seguimento:
O valuation da empresa pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros – esse é o método mais utilizado atualmente, e possui 3 grandes etapas:
- Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos;
- Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;
- Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.
Portanto, ao calcular o valuation de sua empresa e apresentá-la a um investidor, você deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para investidor, dependendo da percepção dele.
A UP TRADE Consulting presta serviços direcionados no estudo de viabilidade econômica financeira e seus benefícios para gestores, é o momento de avaliar se sua empresa está passando por mudanças que requerem ajuda especializada. Projetos de análise de viabilidade são feitos em 3 grandes etapas:
- Análise do Mercado
- Estruturação Interna
- Avaliação Financeira
Acredita que sua empresa precisa de um Estudo de Viabilidade Econômica Financeira? Solicite um orçamento preenchendo o nosso formulário de contato.
A UP TRADE Consulting pode te ajudar!
Em um estudo de viabilidade econômica financeira, buscamos avaliar a aplicabilidade do negócio e obtemos uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.
Assim, o estudo de viabilidade (EVEF) é capaz de avaliar as condições para que um novo produto, processo ou serviço torne-se lucrativo. Muitas empresas encaram as análises matemáticas de forma estratégica para priorizar quais produtos devem ser lançados e quais áreas têm maior potencial para cada segmento de cliente.
Etapas do Estudo de Viabilidade Econômica
O primeiro passo para testar a viabilidade de um novo produto é saber o grau de aceitação dos clientes. Por isso, é necessária uma análise mercadológica, na qual o ramo de atuação do produto ou serviço será diagnosticado. A partir dela, os aspectos que influenciarão a previsão de receita e, consequentemente, a viabilidade serão identificados.
Nessa etapa, deve ser feito um estudo do segmento de clientes a fim de validar ou refutar variadas hipóteses. É importante ressaltar que as perguntas levam em consideração aspectos qualitativos e quantitativos e costumam ser feitas na macrorregião onde se deseja implementar o negócio.
Dessa forma, com o cruzamento de respostas e a análise dos dados do questionário da pesquisa de mercado são levantadas informações precisas a respeito das características, preferências, necessidades, oportunidades do mercado consumidor e ameaças de concorrentes.
VPL, TIR e PAYBACK: variáveis importantes no Estudo de Viabilidade Econômica Financeira
Na busca por rentabilidade, seu negócio concorrerá com inúmeras aplicações financeiras. Assim, para proteger sua ideia das flutuações do mercado, vamos apresentar algumas das principais variáveis financeiras usadas no Estudo de Viabilidade.
A partir delas, será feito o Demonstrativo de Resultado e o Balanço Patrimonial, itens requisitados por bancos para aprovação de financiamento. Essenciais para avaliar a sustentabilidade financeira da empresa, esses indicadores ainda são utilizados no estudo de viabilidade econômica e financeira para traçar cenários e planos de ação e para equilibrar a previsão de receitas e o retorno sobre capital atraindo colaboradores e investidores.
Receitas e Despesas:
Após o diagnóstico e estudo de mercado, a próxima fase é a projeção das despesas fixas e variáveis bem como cenários otimistas e pessimistas da receita alcançável. Essa etapa serve de base para as demais e será estruturada de forma a permitir a previsão de retorno do volume de investimentos iniciais.
Break Even (Ponto de equilíbrio):
É a quantifica a receita necessária para cobrir os custos fixos e variáveis. Presente em estudos de viabilidade, esse indicador relaciona a quantidade de produtos e serviços que devem ser vendidos para que o empreendimento comece a dar lucro.
Capital de Giro:
É o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas.
A projeção essencial em qualquer estudo de viabilidade econômica e financeira é feita levando-se em consideração o investimento para o estoque inicial, mais o caixa mínimo operacional para manter o negócio funcionando sendo calculados os prazos médios de vendas, compras, estoques e a necessidade líquida de capital de giro em dias.
VPL (Valor presente Líquido):
É um método matemático de determinar quanto os futuros pagamentos valeriam hoje descontados os juros e o custo inicial. Partindo-se da ideia de que 1000 reais hoje não equivalem a 1000 reais daqui a 5 anos, por exemplo é possível saber quanto as entradas que receberemos daqui a algum tempo estariam valendo atualmente.
A fórmula básica é VPL = (Valor presente das entradas de caixa – investimento inicial). Assim, se o VPL for maior que zero a empresa estará com um retorno maior do que seu custo de capital, ou seja, seu negócio é rentável.
Independente da área de atuação, esse tipo de relatório ajuda empreendedores a alinhar suas expectativas com a necessidade do cliente, evitar problemas antes que um investimento seja feito além de adaptar a estratégia empresarial para o crescimento.